Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Phil Santos

Consulta de linhas com mesma categoria e uso de chaves

Recommended Posts

Olá pessoal,

Minha tabela:

Colunas: id (chave primária sem auto incremento) | categoria | sub_categoria_1 | sub_caegoria_2 | sub_categoria etc... | titulo | conteudo

Exemplos de categorias:

Frutas

Legumes

Verduras

Ervas

Temperos

Carnes

Exemplos de sub categorias:

Frutas - vermelhas, cítricas, gordurosas

Legumes - grandes, pequenos, para ser comido cru, para ser comido cozido

Verduras - ricas em calcio, ricas em magnésio, ricas em ferro

Ervas - com cafeína, sem cafeína, calmantes

Temperos - doces, picantes

Carnes - brancas, vermelhas

Comentários

O post: eu estou fazendo um post diferente porque embora tenha relação com uma aplicação sobre a qual eu fiz um outro post este post traz um assunto diferente.

O porquê que surgiu esta dúvida: eu estava querendo fazer uma tabela para categoria(seção) do meu site, porém estava muito difícil porque seriam muitas tabelas mais de 50 ou 100, muitas mesmo, então como eu não preciso de interação entre as tableas e seus dados eu pensei em uma possibilidade.

O que eu realmente preciso:

1- Visualizar apenas 1 categoria por vez ou uma sub caegoria por vez no banco através do PhpMyAdmin por uma questão de oraganização e facilidade de acesso às informações do campo conteudo, para isso que eu fiz os campos categoria e e subcategorias

2- Adicionar e excluir linhas(que não é o mais importante, pois eu posso substituir o conteúdo da linha que eu desejar, até mesmo porque ouvi dizer que não dá pra excluir chaves primárias ou substituí-las).

Dúvida:

1- Como eu faço para consultar o campo conteudo, através do PhpMyAdmin, no meio de cinco mil linhas apenas as linhas da tabela de uma determinada categoria ou de uma determinada sub_categoria para efeitos de vizualização e edição do campo conteudo desta determinada categoria?

2- A chave primária vai atrapalhar esta consulta, vizualização e edição das linhas da categoria?

3- Para que serve uma chave estrangeira? Eu precisarei utilizar uma nesta consulta, vizualização e edição?

Obrigado!

Phil

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Primeirmente obrigado ao leo por responder.

Quanto à resposta dele, eu não entendi bem porque eu até enfatizei em negrito que eu eu quero visualizar no PhpMy Adimin e me desculpem a ignorância no assunto, mas eu acho que não dá para execultar esse código do leo dentro do Php my admin.

O que eu quero é vizualizar as categorias, seja em tabelas separadas ou puxando por alguma função interna do PhpMyAdmin, caso haja, sem puxar isso para um arquivo .html ou .php.

Eu preciso abrir o PhpMyAdmin e ver cada tabela lá organizadinha com seu respectivo conteúdo ou tendo uma tabela só e vizualizar somente as linhas que tenham a mesma categoria, tudo dentro do PhpMyAdmin. Eu não sei se o PhpMyAdmin tem essa função.

Valeu!

Phil

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

• Conteúdo Similar

• Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Por favor, me permita tirar uma dúvida com os amigos.

Tenho um Formulário onde o Usuário digita todos os Dados necessários.

Minha dúvida:
      --> como faço após o usuário digitar os dados e salvar, o Sistema chamar uma Modal ou mensagem perguntando se deseja imprimir agora ?

Grato,

Cesar
    • Por Carcleo
      Tenho uma abela de usuarios e uma tabela de administradores e clientes.
      Gostaria de uma ajuda para implementar um cadastro

users -> name, login, passord (pronta) admins -> user_id, registratiom, etc.. client -> user_id, registratiom, etc...
      Queria ajuda para extender de user as classes Admin e Client
      Olhem como estáAdmin
      <?php namespace App\Models; use Illuminate\Database\Eloquent\Factories\HasFactory; use Illuminate\Database\Eloquent\Model; class Admin extends User {     use HasFactory;            protected $fillable = [         'name',         'email',         'password',         'registration'     ];      private string $registration;     public function create(         string $name,          string $email,          string $password,         string $registration     )     {         //parent::create(['name'=>$name, 'email'=>$email, 'password'=>$password]);         parent::$name = $name;         parent::$email = $email;         parent::$password = $password;         $this->registration = $registration;     } } User
      <?php namespace App\Models; // use Illuminate\Contracts\Auth\MustVerifyEmail; use Illuminate\Database\Eloquent\Factories\HasFactory; use Illuminate\Foundation\Auth\User as Authenticatable; use Illuminate\Notifications\Notifiable; use Illuminate\Database\Eloquent\Relations\BelongsToMany; class User extends Authenticatable {     /** @use HasFactory<\Database\Factories\UserFactory> */     use HasFactory, Notifiable;     static string $name;     static string $email;     static string $password;     /**      * The attributes that are mass assignable.      *      * @var list<string>      */     protected $fillable = [         'name',         'email',         'password',     ];          /**      * The attributes that should be hidden for serialization.      *      * @var list<string>      */     protected $hidden = [         'remember_token',     ];     /**      * Get the attributes that should be cast.      *      * @return array<string, string>      */     protected function casts(): array     {         return [             'email_verified_at' => 'datetime',             'password' => 'hashed',         ];     }          public function roles() : BelongsToMany {         return $this->belongsToMany(Role::class);     }       public function hasHole(Array $roleName): bool     {                 foreach ($this->roles as $role) {             if ($role->name === $roleName) {                 return true;             }         }         return false;     }         public function hasHoles(Array $rolesName): bool     {                 foreach ($this->roles as $role) {             foreach ($rolesName as $rolee) {             if ($role->name === $rolee) {                 return true;             }          }         }         return false;     }         public function hasAbility(string $ability): bool     {         foreach ($this->roles as $role) {             if ($role->abilities->contains('name', $ability)) {                 return true;             }         }         return false;     }     } Como gravar um Admin na tabela admins sendo que ele é um User por extensão?
      Tentei assim mas é claro que está errado...
      public function store(Request $request, Admin $adminModel) {         $dados = $request->validate([             "name" => "required",             "email" => "required|email",             "password" => "required",             "registration" => "required"         ]);         $dados["password"] =  Hash::make($dados["password"]);                  $admin = Admin::where("registration",  $dados["registration"])->first();                  if ($admin)              return                    redirect()->route("admin.new")                             ->withErrors([                                 'fail' => 'Administrador já cadastrados<br>, favor verificar!'                   ]);                            $newAdmin = $adminModel->create(                                    $dados['name'],                                    $dados['email'],                                    $dados['password'],                                    $dados['registration']                                 );         dd($newAdmin);         $adminModel->save();         //$adminModel::create($admin);                  return redirect()->route("admin.new")->with("success",'Cadastrado com sucesso');     }  
    • Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Gostaria de tirar uma dúvida com os amigos, referente a PDV.

Estou escrevendo um Sistema com Ponto de Vendas, a minha dúvida é o seguinte, referente ao procedimento mais correto.

Conforme o caixa vai efetuando a venda, o Sistema de PDV já realiza:
      a baixa direto dos produtos no estoque
      ou
      somente após concretizar a venda o sistema baixa os produtos do estoque ?

Grato,

Cesar

• Por violin101
      Caros amigos do grupo, saudações e um feliz 2025.

Estou com uma pequena dúvida referente a Teclas de Atalho.

Quando o Caps Lock está ativado o Comando da Tecla de Atalho não funciona.
      ou seja:
      se estiver para letra minúscula ====> funciona
      se estiver para letra maiúscula ====> não funciona

Como consigo evitar essa falha, tanto para Letra Maiúscula quanto Minúscula ?

o Código está assim:
      document.addEventListener( 'keydown', evt => { if (!evt.ctrlKey || evt.key !== 'r' ) return;// Não é Ctrl+r, portanto interrompemos o script evt.preventDefault(); });  
      Grato,

Cesar
    • Por violin101
      Caros amigos, saudações.

Por favor, poderiam me ajudar.

Estou com a seguinte dúvida:
      --> como faço para para implementar o input código do produto, para quando o usuário digitar o ID o sistema espera de 1s a 2s, sem ter que pressionar a tecla ENTER.

exemplo:
      código   ----   descrição
           1       -----   produto_A

Grato,

Cesar

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.